Conhecimento na crise gera oportunidades

Ivan Gonçalves Mendes, 29 anos, jornalista que participou do Programa de Especializa-
ção da FDC, na ênfase Gestão de Projetos

A necessidade de buscar novas oportunidades profissionais por meio de conhecimentos complementares foi o que me motivou a investir no Programa de Especialização em Gestão da FDC. Sou jornalista, formado pela Funorte, de Montes Claros (MG), desde 2007. Trabalhei como analista de Comunicação e assessor de Relações Institucionais da Vallée S.A., indústria veterinária nacional, e na Gestão de Planejamento da Ecológico Consultoria Ambiental e Comunicação, empresa responsável  pela produção, edição e circulação das revistas Ecológico e JB Ecológico.

Em 2008, a crise econômica mundial ganhava força, inclusive no Brasil. Mesmo assim, percebi que o mercado apresentava oportunidades interessantes para profissionais de comunicação que priorizassem expertises em gestão corporativa. Porém, também tinha a consciência de que para me lançar em novos desafios e sair em busca do crescimento profissional era fundamental me especializar na área executiva.

Para aprofundar meus conhecimentos em gestão busquei várias instituições de ensino no Brasil. Mas, foi em Minas Gerais que encontrei uma das melhores escolas de negócios do mundo: a Fundação Dom Cabral. Foi na FDC que encontrei boas possibilidades de agregar saber e conhecimento ao desenvolvimento e evolução da minha carreira. Optei pelo Programa de Especialização, na ênfase de Gestão de Projetos, pois o mercado me parecia mais aquecido para profissionais de comunicação com conhecimentos nessa área. Na época, atuava na Ecológico e trabalhava na gestão de uma importante publicação jornalística nacional e no planejamento de um nova publicação da empresa. A adoção das práticas de gerenciamento de projetos absorvidas na especialização contribuíram de forma significativa para a elaboração dessa nova revista, cujo lançamento foi um sucesso.      

Porém, com o agravamento da crise em 2009, desliguei-me da empresa. Por um período me dediquei aos estudos de gestão de projetos e busquei novas oportunidades de trabalho. Em 2010, quando concluí minha especialização, fui contratado pela Prodap – Projetos de Gestão para compor a sua equipe de consultores. A companhia é uma consultoria de gestão de empresas com foco em resultados financeiros. Na Prodap atuo na identificação de oportunidades de ganho em gestão comercial, receitas, custos, despesas e ciclo financeiro com desdobramento de metas corporativas, seguidas de implementação, treinamento e desenvolvimento de equipes em métodos de gestão.  

Assim, a especialização me ajudou a abrir portas no mercado, me deu segurança para assumir novos desafios e foi fundamental na minha capacitação para a área executiva. Por isso, pretendo aproveitar o momento e investir na ênfase de Gestão de Pessoas, do Programa de Especialização, além de aprofundar meus conhecimentos na área de sustentabilidade junto aos núcleos que tratam do tema na FDC. 

Se você tem uma história sobre como o Programa de Especialização da FDC contribuiu para seu crescimento pessoal e profissional, mande um
e-mail para nós.

Rodapé