![]() ![]() |
Criado como atividade extracurricular do Programa de Especialização em Gestão da FDC, em agosto de 2010, o Simulador de Investimentos consiste em uma competição que levou mais conhecimento do mercado de capitais aos participantes e uma dupla de vencedoras a Nova Iorque (EUA). A primeira edição contou com 52 participantes, de todas as ênfases, que puderam aprender, por meio dessa ferramenta, um pouco sobre como operar ações de mercado com dados reais da Ibovespa.
A dupla vencedora superou os desafios e conquistou o prêmio: uma viagem para Nova Iorque. As publicitárias Marina Rodrigues e Silva e Priscila Benício Braga, participantes da ênfase em Negócios, conheceram, de perto, uma das bolsas de valores mais importantes do mundo, além da Grayling, empresa global de relacionamento com investidores. As campeãs apresentaram, em seis meses, um aproveitamento de 5% com a operação de ações componentes do Ibovespa, por meio do Simulador de Investimentos. No mesmo período, o Ibovespa, principal parâmetro da bolsa brasileira, caiu 3%.
Acompanhadas pela professora Rita Mundim, Marina e Priscila foram recebidas na New York Stock Exchange pelo vice-presidente da NYSE/Euronext da América Latina e Caribe, Alex Ibrahim, e acompanharam o “Oppening Bell”, sinal que marca o início do pregão do dia. Na Grayling, participaram de uma palestra sobre o papel do responsável pela relação com investidores e a importância da mídia corporativa. “Tudo foi novidade. A experiência agregou novos conhecimentos e aprendemos muito”, conta Marina.
Priscila garante que a competição rendeu bons frutos, além da viagem, e foi um grande aprendizado. “Hoje, tenho mais segurança para operar ações. Antes, eu não investiria em bolsa de valores, agora é uma opção, tenho um embasamento, uma visão crítica sobre posicionamento do mercado de ações”, afirma a participante.
Rita Mundim explica que a competição contou com atividades intensas e aulas específicas. “Os participantes tiveram contato com todos os segmentos da área de investimentos e reuniões com representantes de empresas multinacionais”, afirma. A iniciativa teve o apoio da Prosper Corretora e da Petra que, além de participarem ativamente das atividades práticas desenvolvidas por seus profissionais, custearam a viagem das vencedoras a Nova Iorque.
A visita das participantes da FDC à metrópole americana repercutiu na imprensa mineira. A iniciativa, o resultado da competição e as percepções de cenário absorvidas durante a viagem foram comentadas na Rádio Itatiaia.
Em 2011, uma nova edição do Simulador de Investimentos está sendo planejada. Os interessados devem ficar atentos aos canais de comunicação do Programa de Especialização (murais, e-mails, CONEXÃO.Newsletter e site) que vão divulgar as informações gerais da atividade.
Junto com a professora Rita Mundim (de blusa branca na 1ª foto), Marina e Priscila (as duas últimas, da esquerda para a direita, na 1º foto) visitaram a New York Stock Exchange e a Grayling