PROGRAMAÇÃO

16h00 às 17h00

CREDENCIAMENTO


17h00 às 17h30

BOAS-VINDAS INSTITUCIONAIS

Antonio Batista – Presidente Executivo da Fundação Dom Cabral


17h30 às 18h00

ABERTURA

Tatiana Weiss - Gerente Executivo de Desenvolvimento de Médias Empresas da Fundação Dom Cabral


18h00 às 18h30

CONTEXTUALIZAÇÃO

Fabian Salum - Professor da Fundação Dom Cabral


18h30 às 19h30

PALESTRA MAGNA DE ABERTURA DO IV FÓRUM ANUAL DE GOVERNANÇA E GESTÃO

Marcos Troyjo - Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia e Palestrante Convidado da Fundação Dom Cabral


19h30 às 21h30

COQUETEL

09h00 às 10h30

CENÁRIOS POLÍTICO E MACROECONÔMICO - MUNDO E BRASIL

Carlos Alberto Sardenberg - Jornalista


10h30 às 11h00

COFFEE-BREAK


11h00 às 12h00

ESTRATÉGIA E CRIAÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS PARA O CRESCIMENTO

Jason Green - Senior Partner, The Cambridge Group - Lead author of Optimizing Growth


12h00 às 13h00

PAINEL DE CASES - ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO

Moses Benzaquen Sicsu - Presidente da Tovani Benzaquen Ingredientes

Rogerio Gabriel - Fundador e Presidente da MoveEdu

Cesar Alexandre Pereira - Diretor Comercial da Santa Massa

João Fernando Alexandre Pereira - Diretor de Operações da Santa Massa


13h00 às 14h30

ALMOÇO


14h30 às 15h15

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E OS NOVOS CAMINHOS PARA O CRESCIMENTO

Ana Paula Assis - Presidente IBM América Latina


15h15 às 16h30

FONTES DE FINANCIAMENTO PARA O CRESCIMENTO - ABERTURA DE CAPITAL, FUNDOS DE INVESTIMENTO E BANCOS

Alessandra Paschoalini Borges - Gerente de Relacionamento com Empresas da B3

Caio Viggiano - Senior Vice President do grupo de Renda Fixa do Itaú BBA

Thiago Aranha Leite - Diretor de Investimentos da Axxon Group

Marcos Rossi Martins - Superintendente da área de Indústria, Serviços e Comércio Exterior


16h30 às 17h00

COFFEE-BREAK


17h00 às 17h45

PAINEL DE EMPRESAS - DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RECURSOS FINANCEIROS

Paulo Luiz Alves Magnus - Presidente da MV Sistemas

Fábio Cefaly - Diretor de Relacionamento com Investidor da M. Dias Branco


17h45 às 18h00

HOMENAGENS EMPRESAS PARCEIRAS


18h00 às 19h00

PALESTRA DE FECHAMENTO - CRESCIMENTO POR MEIO DA ARTE

Deborah Colker - Palestrante Convidada da Fundação Dom Cabral


19h00 às 21h00

JANTAR

09h00 às 09h45

O LÍDER E OS DESAFIOS DA RETOMADA DO CRESCIMENTO

Solange Mata Machado - Professora da Fundação Dom Cabral


09h45 às 10h30

OS DESAFIOS SOCIETÁRIOS E SUCESSÓRIOS PARA A LONGEVIDADE ORGANIZACIONAL

Luiz Carlos Mendes Costa - Presidente do Conselho de Administração da Pif Paf


10h30 às 11h00

COFFEE-BREAK


11h00 às 12h00

DEPOIMENTO EMPRESARIAL

Rafael Menin - Diretor Presidente da MRV


12h00 às 12h30

CONCLUSÕES FINAIS

Fabian Salum - Professor da Fundação Dom Cabral


12h30 às 13h30

PALESTRA MAGNA DE ENCERRAMENTO - SEJA O PROTAGONISTA DO SEU SONHO

Amyr Klink - Palestrante Convidado da Fundação Dom Cabral

Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.



Palestrantes


  • figura
    figura
    Alessandra Paschoalini Borges

    Gerente de Relacionamento com Empresas da B3

    Alessandra juntou-se à B3 em 2011 e é responsável pelo relacionamento com empresas, focado em temas como: governança corporativa, liquidez acionária, targeting de investidores, eventos corporativos, etc. Alessandra possui experiência em relações com investidores, tendo trabalhado na CSN (2007) e Cyrela Brazil Realty (2010). Também atuou em consultoria estratégica, na McKinsey & Company, na área de Research em Corporate Finance. É formada em Economia pela Universidade de São Paulo, e pós-graduada em Finanças, pelo Insper.

  • figura
    figura
    AMYR KLINK

    Palestrante Convidado da Fundação Dom Cabral

    Economista e Administrador, formado pela USP, iniciou suas viagens em 1984 quando realizou a primeira travessia solitária do Atlântico Sul a remo. Em 1989 iniciou sua invernagem solitária na Antártica e no verão deixou a Península Antártica seguindo até a Ilha Moffen, no Ártico, navegando 27 mil milhas e retornando ao Brasil 642 dias após sua partida. Em 1998, a bordo do veleiro Paratii navegou ao redor da Antártica completando a primeira circunavegação do continente gelado. Em 2005, a bordo do veleiro Paratii2, circunavegou a Antártica novamente, sem escalas e com tripulação. Autor dos livros "Cem Dias entre Céu e Mar", "Paratii Entre Dois Polos", "As Janelas do Paratii", "Mar Sem Fim", “Linha D´Água” e “Não Há Tempo a Perder”.

  • figura
    figura
    ANA PAULA ASSIS

    Presidente IBM América Latina

    Presidente da IBM América Latina desde julho de 2017. Durante seus mais de 20 anos de experiência internacional na indústria de TI, Ana dedicou sua carreira ao desenvolvimento de negócios estratégicos, gestão de mudanças em organizações grandes e multiculturais, e à liderança inovadora. Ana é reconhecida no mercado como líder de opinião em inteligência artificial e responsabilidade de dados. Também está comprometida com o desenvolvimento de ambientes de trabalho cada vez mais inclusivos e com o contínuo avanço da educação para impulsionar as capacidades das profissões do futuro. Anteriormente a esta função, foi Vice-Presidente de Software para a IBM Greater China Group e Gerente Geral de Technology Services para a América Latina. Ana é membro do conselho da JÁ Americas. Em 2019, foi reconhecida pela Forbes como uma das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil.

  • figura
    figura
    ANTÔNIO BATISTA

    Fundação Dom Cabral

    Presidente Executivo da Fundação Dom Cabral, passou por todas as áreas de gestão da melhor escola de negócios da América Latina até chegar à presidência executiva em 2016. O executivo é o responsável pela criação em 1992 do Paex – o programa Parceiros para Excelência, hoje a maior rede de aprendizagem para a gestão de médias empresas no Brasil. Doutor em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Autor de diversos artigos para congressos e do livro “A Empresa em Rede: Desenvolvendo Competências Organizacionais”, publicado em 2006.

  • figura
    figura
    Caio Viggiano

    Senior Vice President do grupo de Renda Fixa do Itaú BBA

    Senior Vice President do grupo de Renda Fixa do Itaú BBA, Caio é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Gestão Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Banks and European Finance pela Universidade de Toulouse. Trabalhou na equipe de Mercados Emergentes da BlueBay Asset Management em Londres e, desde 2007, é responsável no Itaú BBA pela originação e estruturação de instrumentos de captação no mercado de capitais, securitização e produtos estruturados para clientes corporativos – muitos dos quais acessam esse mercado pela primeira vez.

  • figura
    figura
    CARLOS SARDENBERG

    Jornalista

    Jornalista, é âncora do programa CBN Brasil, veiculado de terça a sexta, das 12 às 14hs, pela CBN, rede nacional de radio jornalismo. É comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews), e do Jornal da Globo, da TV Globo. Escreve coluna no jornal O Globo, às quintas. Sardenberg é um dos principais vencedores do Prêmio Comunique-se. Tem 10 troféus. Venceu três vezes na categoria Âncora de Rádio; cinco vezes como Comentarista Econômico – Mídia Falada e duas vezes na Mídia Escrita. Foi escolhido como o segundo mais admirado jornalista de Economia do país, por votação no meio de comunicação, um prêmio concedido pelos portais Jornalistas&Cia e o portal Maxpress. Isso na votação de 2016. Nesse mesmo prêmio, ficou entre o 10 jornalistas mais admirados do país, em 2014.

  • figura
    figura
    César Alexandre Pereira

    Diretor Comercial da Santa Massa

    Desde sua adolescência, viveu dentro da Padaria do Pai. Aos 20 anos, iniciou curso de Engenharia Mecânica que não concluiu por uma necessidade de ajudar o pai com problemas de saúde. Assumiu a gestão do negócio, e mais tarde, com Fernando, seu irmão, compra do pai o negócio. César sempre gostou de pessoas, e o tempo atrás do balcão da padaria, aguçou seu gosto pelo Comercial, assumindo esse papel no negócio com o irmão. Atualmente na Santa Massa, como Diretor Comercial, lidera uma equipe no Brasil e Mercosul de aproximadamente 300 pessoas, que comercializam os produtos da empresa em mais de 20.000 pontos de venda.

  • figura
    figura
    DEBORAH COLKER

    Palestrante Convidada da Fundação Dom Cabral

    Bailarina e coreógrafa. Cursou psicologia, foi jogadora de vôlei e estudou piano por dez anos. Em 1984, foi convidada por Dina Sfat para coreografar os movimentos da peça "A Irresistível Aventura", com direção de Domingos de Oliveira, dando início ao que seria a vertente mais importante de sua carreira nos dez anos seguintes. Trabalhou com os principais diretores e atores do país em espetáculos como "Escola de Bufões" de Moacyr Góes, "Macbeth" de Ulysses Cruz com Antônio Fagundes, "Sonhos de Uma Noite de Verão" de Werner Herzog, "A Serpente" de Antônio Abujamra e "Uma Noite na Lua" de João Falcão com Marco Nanini. Em 1993 fundou a Companhia de Dança Deborah Colker, a qual possui diversos trabalhos assinados por Deborah. As criações possuem características bem peculiares, uma vez que esta desafia os limites físicos dos bailarinos, realizando uma integração entre artes que possibilitam criar relações entre movimento e espaço. Durante sua trajetória, já se apresentou em diversos países, entre eles: Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Cingapura, Colômbia, Escócia, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Inglaterra, Irlanda, Japão, Macau, México, Nova Zelândia, País de Gales, Paraguai, Portugal e Uruguai.

  • figura
    figura
    FABIAN SALUM

    Professor da Fundação Dom Cabral

    Professor da Fundação Dom Cabral nas áreas de Estratégia e Inovação. Atuou como consultor em empresas de diversos segmentos de Mercado no Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Portugal, Paraguai, Chile, Angola, Canadá e USA. Liderou projetos nas áreas de diversificação de negócios e aquisição de empresas para clientes com sede nas Américas do Norte e do Sul, na Europa e na África. Atuou como executivo ao longo de 22 anos como colaborador em empresas de diversos ramos, dentre elas: TELEMIG, TOSHIBA, UNILEVER, LEAR CORPORATION, FIAT e VOTORANTIM. Doutor em Administração, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS (Brasil) e INSEAD (França), 2018.

  • figura
    figura
    Fabio Cefaly

    Diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores da M. Dias Branco

    Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduado em Programas Executivos em Finanças, Gestão e Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV), na University of Cambridge, na Universidad de los Andes e no Insper .Ex- funcionário da Natura Cosméticos, tendo ocupado o cargo de gerente de novos negócios e relações com investidores, além de posições nas áreas de auditoria interna e finanças no Brasil e na América Latina. Teve experiências anteriores também nas áreas de auditoria interna e finanças na General Motors e na Telefónica.

  • figura
    figura
    Fernando Pereira

    Diretor de Operações da Santa Massa

    Formado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP em 1979, passou pela iniciativa privada antes de empreender com seu irmão César. Fernando esteve na Indústria de Pneus e Construção Civil, e durante os anos 80, com a crise, ficou desempregado, e nesse momento decide com seu irmão, comprar a padaria do pai, passando a cuidar da parte administrativa do negócio. Hoje na Santa Massa, como Diretor de Operações, é responsável pela área Fabril, onde são produzidos mais de 400 mil pães diariamente e área Administrativa, tendo mais de 400 pessoas sob sua liderança.

  • figura
    figura
    JASON GREEN

    Senior Partner, The Cambridge Group - Lead author of Optimizing Growth

    Associado Sênior do The Cambridge Group. Ele possui experiência tanto em consultoria como de mercado, trabalhando com clientes em diferentes indústrias, incluindo bens de consumo, comércio, mídia, B2B, serviços de tecnologia e financeiros. Traz em sua bagagem profissional larga experiência em desenvolvimento de estratégias práticas que conduzam a um crescimento lucrativo das indústrias e mercados globais, incluindo mercados desenvolvidos mas, também, os mercados em desenvolvimento. Antes de se juntar novamente ao The Cambridge Group, Jason Green ocupou a posição de Diretor Executivo na Alvarez & Marsal’s Corporate Performance Improvement Group. Antes disso, esteve no The Cambridge Group por cerca de 21 anos, ocupando a posição de Chief Executive Officer por vários anos. Anteriormante, Jason esteve por 7 anos na McKinsey & Company nas áreas de Consumidor, Operações e Desempenho Organizacional focado em transformação de negócios. Jason é o autor principal do livro Optimizing Growth, apontado pela revista Forbes como item da lista de “Leituras de verão dos profissionais de marketing”. É co-autor de outros livros e autor de inúmeros artigos sobre estratégia de crescimento. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela J.L.Kellogg School of Management, Northwestern University e, é graduado em Psicologia pela Yale University.

  • figura
    figura
    LUIZ CARLOS MENDES COSTA

    Presidente do Conselho de Administração da Pif Paf

    Luiz Carlos Mendes Costa é acionista e Presidente do Conselho de Administração da Pif Paf Alimentos desde 2014. Foi Diretor Superintendente da Pif Paf Alimentos de 1992 a 2017. Graduado em administração de empresas pela Faculdade de Visconde do Rio Branco em Minas Gerais, especializou-se em MBA pela Faculdade Candido Mendes no Rio de Janeiro. Membro do Conselho Diretivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), membro do Conselho de Política Econômica Industrial da FIEMG e membro do Conselho da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil. Durante o governo Eduardo Azeredo, em Minas Gerais, integrou uma câmara setorial destinada à definição de políticas para o setor de carnes, leites e derivados. Participou também do grupo PAEX – Parceiros para a Excelência da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte/MG. Na feira de equipamentos para a indústria de alimentos realizada em Chicago, nos Estados Unidos, representou os empresários brasileiros do setor, fazendo o pronunciamento de abertura do evento. Ao longo desses anos vem se destacando como um grande empreendedor e com presteza aos seus ideais junto de seus colaboradores e de sua família.

  • figura
    figura
    Marcos Rossi Martins

    Superintendente da Área de Indústria, Serviços e Comércio Exterior do BNDES

    É o atual superintendente da Área de Indústria, Serviços e Comércio Exterior do BNDES. Engenheiro Mecânico formado pela PUC-MG, atuou por cinco anos como engenheiro de processo de uma grande empresa automotiva. Ao longo de sua carreira de mais de 15 anos no BNDES, exerceu atividades na área de crédito e de estruturação de projetos em renda fixa. Já foi gerente dos departamentos que lidam com o complexo automotivo e do agronegócio, sendo que nesse último foi chefe de departamento por dois anos.

  • figura
    figura
    Marcos Troyjo

    Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia

    Marcos Troyjo é secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia. É codiretor do BRICLab, fórum especial sobre Brazil, Rússia, Índia e China da School of International and Public Affairs (SIPA) da Columbia University. Professor Adjunto e Associado de Negócios Públicos e Internacionais, ministra o curso The Rise of BRIC (O Surgimento do BRIC). Troyjo é o fundador do Center for Business Diplomacy, um grupo independente de discussão e reflexão sobre o empreendedorismo mundial. É doutor em Sociologia das Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e obteve seu pós-doutorado pela Columbia University. Economista e cientista político, Marcos Troyo estudou no Instituto Rio Branco, como também fez cursos de especialização e pós-graduação na Kennedy School of Government da Harvard University. Troyjo é palestrante, professor convidado do Centre d`Études sur l`Actuel et le Quotidien (Centro de Estudos da Atualidade e Cotiadiano) da Université Paris Descartes (Sorbonne), e membro da Sociedade Internacional Schumpeter. Dentro de sua carreira diplomática, Marcos foi Secretário de Imprensa da Missão Brasileira na ONU e Chefe de Gabinete do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.

  • figura
    figura
    MOSES BENZAQUEN SICSU

    Presidente da Tovani Benzaquen Ingredientes

    Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP em 1976. CEAG pela FGV ( Fundação Getúlio Vargas ) em marketing, em 1980 Gerente Geral da The NutraSweet Company ( parte da Monsanto ) de 1988 a 1991. Recebeu o prêmio especial por Profissional de Melhor Desempenho em 1989 e 1991 (também para o Grupo Monsanto). Gerente Geral da PTI (Protein Technologies International parte da Ralston Purina Group) 1991 a 1992. Responsável pela estruturação da empresa no Brasil, desde o seu início. Em Dezembro de 1992 funda a Tovani Benzaquen Ingredientes. Em Maio de 2018 a TB torna-se uma JV (joint venture) com o Barentz Group. O Grupo Barentz é fornecedor líder global de ingredientes para as indústrias de Life Sciences. A Barentz está presente em mais de 60 países, tem um volume de negócios aproximado de €1,3 bilhõe de euros, e emprega mais de 1.100 colaboradores. Em Julho de 2019 a Tovani Benzaquen Ingredientes, adquire a Chemspecs, destacada distribuidora brasileira de insumos para os mercados cosmético e farmacêutico. A TB desta forma completa seu portfolio de Life Sciences.

  • figura
    figura
    PAULO LUIZ ALVES MAGNUS

    Presidente da MV Sistemas

    Com o compromisso de tornar a gestão da Saúde mais eficiente e humanizada, Paulo Magnus fundou a MV. Por meio do desenvolvimento de tecnologias da informação e da inserção de soluções de gestão na rotina de profissionais e gestores de Saúde, ao longo de mais de 30 anos ele vem contribuindo para promover mais qualidade nos serviços prestados em hospitais, clínicas, centros de diagnóstico por imagem, unidades de Saúde pública e operadoras de planos de Saúde não só do Brasil, mas também de países da América Latina e África. Seu caráter empreendedor, aliado a um time inovador, está transformando o setor e a MV está se tornando uma das principais protagonistas desse processo no País. A atuação de Paulo Magnus como empreendedor, presidente da MV e defensor da evolução da Saúde está disseminando, cada vez mais, o conceito de Saúde Digital e consolidando o que ele chama de Sociedade do Cuidar.

  • figura
    figura
    RAFAEL MENIN

    Diretor Presidente da MRV

    Rafael Menin Teixeira de Souza -. graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2003. Ingressou na MRV Serviços de Engenharia Ltda. Em 1999, na condição de estagiário de Engenharia Civil, tendo adquirido larga experiência no setor imobiliário residencial e comercial. Durante este período ocupou os cargos de Engenheiro de Obras, Coordenador de Engenharia e Diretoria Técnica. É membro do Conselho de Administração da Urbamais Properties e Participações S.A., cujo objetivo é desenvolver grandes áreas urbanas para uso residencial e/ou misto, desde a sua constituição em 2012. Foi eleito membro do Conselho da Administração da MRV em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária de 30 de abril de 2013, cargo que exerce até a presente data. Foi eleito para o cargo de Co-presidente da MRV Engenharia em março de 2014, cargo que exerce até a presente data. Além da atuação na MRV, não possui experiência em outras empresas de capital aberto.

  • figura
    figura
    Rogério Gabriel

    Fundador e Presidente da MoveEdu

    Rogério criou a sua primeira empresa na década de 90, em São José do Rio Preto. Chamada de Precisão Informática, chegou a ter 10 lojas no interior de São Paulo. A empresa oferecia serviços no setor de informática, mas com as inovações que o setor enfrentou nos anos 2000, a companhia não resistiu e precisou se reinventar. Assim, o presidente decidiu inovar e passou a oferecer cursos a jovens emergentes que tinham o desejo de entrar no mercado de trabalho. Em 2004, Rogério entrou de vez nesse outro setor e fundou a primeira unidade da Prepara Cursos, precursora do que viria a se tornar o Grupo MoveEdu. Com mais de 30 anos de atuação no setor de educação, a MoveEdu é a maior franqueadora de ensino profissionalizante do país. É, também, a maior plataforma de educação e tecnologia do Brasi. Mas, antes de se tornar referência no setor, seu fundador e presidente, Rogério Gabriel, precisou batalhar para muito.

  • figura
    figura
    SOLANGE MATA MACHADO

    Professora da Fundação Dom Cabral

    Doutora em Operações e Competitividade (CDAE), pela Fundação Getúlio Vargas - São Paulo, Brasil; Mestre em Estratégia e Inovação, pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil, 2009. Professora Convidada da Fundação Dom Cabral – FDC. Professora de Inovação e criatividade aplicada, no MBA de Inteligência Competitiva e de Gestão Estratégica, na FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, desde 2013.Professora no curso de MBA em Inovação e Empreendedorismo; Estratégia Competitiva e Validação da estratégica (BSC – Balance Scorecard), na BSP School of Business, desde 2009. Professora no curso de EMBA – Executive MBA in Competitive Strategy, na BSP School of Business, desde 2009 .Consultora em inovação estratégica, construção de cenários, criatividade aplicada e gestão e planejamento estratégico, desde 2004.

  • figura
    figura
    Thiago Aranha Leite

    Diretor de Investimentos da Axxon Group

    Thiago é Diretor de Investimentos do Axxon Group, baseado no escritório de São Paulo. Com mais de 6 anos de experiência na indústria de Private Equity, Thiago atua em todos os aspectos do processo de investimento, incluindo prospecção de novos negócios, Due Dilligence, estruturação de transações e negociação, além do monitoramento da execução das estratégias de crescimento e geração de valor pós-investimento. Ele atualmente é membro permanente do Conselho de Administração de Usaflex e Casa do Adubo. Antes de se juntar ao Axxon, Thiago trabalhou por mais de 8 anos como consultor de estratégia no escritório de São Paulo da consultoria internacional Booz Allen Hamilton, liderando projetos nas práticas de Serviços Financeiros e Bens de Consumo. Thiago possui MBA pela Kellogg School of Management, além de ser graduado em administração de empresas pela FGV-EAESP, com honras.





Patrocínio
Gold

Patrocínio Gold

Patrocínio
Gold

Patrocínio Gold

Apoio
Tecnológico

Apoio Tecnológico

Seja nosso
Patrocinador

Oportunidade